O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico
Resumo
O presente artigo é um recorte de duas pesquisas de mestrado que investigaram o letramento multimodal crítico de alunos de 9º ano em duas escolas públicas de Fortaleza, no Ceará. Nesse recorte, objetivamos analisar dois redesenhos, desenvolvidos dentro da prática de letramento multimodal crítico, à luz de categorias da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e do Ciclo do Redesenho (JANKS, 2010, 2012). A metodologia desenvolvida nas produções textuais, assim como em todas as etapas das pesquisas originais, foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), e os resultados das análises demonstraram que os alunos reconheceram a importância de uma postura crítica frente aos discursos revestidos de estruturas de discriminação e violência.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.54-22
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.