Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias
Resumo
Este artigo discute a relação das narrativas com as memórias de infância de professoras que atuam na educação infantil e como estas memórias se inserem e se entretecem nas histórias presentes no cotidiano pedagógico. Somos seres da narrativa (BRUNER, 1997; PETIT, 2009) e organizamos nossas experiências por meio delas, nos relacionando por meio da linguagem (VIGOTSKI, 2001). Compreendendo memórias como construções (BOSI,1994), que se forjam a partir dos sentidos atribuídos pelos sujeitos, buscamos verificar nos dizeres de professoras como suas memórias se relacionam com as narrativas. Por meio da narração e compartilhamento de histórias, ampliamos significativamente os repertórios das crianças e dos adultos, assim como a capacidade imaginativa e, consequentemente, o ato criador.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.54-15
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.