A TIRINHA DE ARMANDINHO COMO PEDAGOGIAS CULTURAIS: CAMILO: “POBRES NÃO LEEM LIVROS”?

Lucas Pacheco Brum, Eliada Mayara Alves Krakhecke, Jordana Isse, Maria Cecília Lorea Leite

Resumo


O presente texto analisa uma tira criada pelo ilustrador brasileiro Alexandre Beck, protagonizada pelo personagem Camilo nas tirinhas de Armandinho. A imagem é acionada na perspectiva das pedagogias culturais, que endereça, educa e forja ideias, concepções sobre educação, democratização e pedagogia. Desse modo, tem-se como objetivo analisar os discursos verbais e não verbais da tira, problematizando os discursos que emergem, como o contexto educacional durante a pandemia, as desigualdades de aprendizagens e oportunidades, a democratização equitativa de bens materiais e simbólicos, o acesso ao conhecimento, aos livros e à leitura para as camadas mais pobres e negras da sociedade.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.13

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