A matemática nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX

Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Resumo


A presente produção acadêmica é um recorte da tese de doutorado sobre “o ensino de Matemática nas escolas evangélicas luteranas na primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul”. Por meio de um estudo qualitativo e documental, pretende-se analisar o contexto das escolas evangélicas luteranas – missourianas, em nosso Estado, no período de 1900 a 1950, investigando o processo histórico educacional e o material didático utilizado no processo de construção do saber matemático. Dessa forma, o referencial teórico metodológico ampara-se na História da Educação Matemática, na Pesquisa Histórica, na História das Disciplinas Escolares, na Cultura Escolar e no Livro Didático. Relaciona-se com a história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e com a criação de escolas no Rio Grande do Sul, pois os missourianos empenhavam-se, para ao lado de cada igreja, fundar também uma escola paroquial. Nessas escolas desejava-se construir um conhecimento vinculado à realidade do aluno e que contribuísse para sua formação moral e cristã. Para tanto, houve a intenção de editar manuais didáticos de Matemática que apresentassem os conteúdos relacionados ao dia-a-dia das comunidades, explorando-se situações que envolviam relações de compra e venda efetuadas nas colônias e também sistemas de medidas. Havia uma dedicação especial ao ensino das quatro operações elementares e a “decoreba” da tabuada, sendo encontrado nos livros didáticos de Matemática analisados, muitos exercícios de repetição e memorização. Assim, busca-se através desta investigação, contribuir para a compreensão do processo histórico de ensino-aprendizagem de Matemática.


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