Relação Inversa entre Adição e Subtração em Alunos Adultos do Ensino Fundamental
Resumo
Este texto descreve uma pesquisa-intervenção realizada com alunos adultos do Ensino Fundamental. Teve como objetivo identificar o papel do ensino na aprendizagem da relação inversa entre adição e subtração e verificar se o cálculo relacional pode ajudar nessa relação. Foi desenvolvida uma intervenção com atividades sobre a relação inversa entre adição e subtração e os alunos foram avaliados antes e depois da intervenção. Esses procedimentos possibilitaram uma análise quali-quantitativa. Tratando-se da relação inversa entre adição e subtração, o estudo revelou que na aprendizagem de adultos é fundamental considerar o tempo que cada aluno necessita para aprender, assim como os conhecimentos construídos ao longo da vida. Entretanto, é preciso ter cuidado para não confundir os conhecimentos adquiridos na trajetória de vida com a capacidade de raciocino complexo, necessária para operações matemáticas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Caroline Lacerda Dorneles, Beatriz Vargas Dorneles

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.