Em Busca de Elementos que Propiciem ao Professor de Matemática a Reflexão Sobre seu Saber

Bárbara Lutaif Bianchini, Silvia Dias Alcântara Machado

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de um projeto de pesquisa que tem como objetivo investigar o efeito do estudo sobre os principais processos do Pensamento Matemático Avançado – PMA –, segundo Dreyfus (1991), sobre a relação do professor de matemática com seu próprio saber Charlot (2013). Os dados foram coletados em 2013, durante um curso de formação continuada para vinte professores de matemática, o que caracteriza a investigação como um estudo de caso. Os resultados apontam que os professores se beneficiaram com os conhecimentos apropriados durante o curso, pois passaram a analisar seu ‘fazer matemático’ inicialmente do ponto de vista puramente procedimental, algorítmico, a uma análise mais profunda que incorporou os principais processos do PMA. No entanto, concluímos que é necessário maior aprofundamento em relação a alguns dos processos estudados.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Bárbara Lutaif Bianchini, Silvia Dias Alcântara Machado

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.