As Dificuldades Docentes em Desenvolver Práticas Interdisciplinares no Ensino de Ciências e Matemática

Diego Machado Ozelame, João Bernardes da Rocha Filho

Resumo


Este artigo tem como objetivo expor a análise da percepção de um grupo de professores ingressantes em um programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática a respeito de práticas interdisciplinares em suas aulas. A investigação consistiu em identificar as concepções dos entrevistados a partir da questão: Quais as principais dificuldades que você identifica ao desenvolver um ensino de Ciências e Matemática com características interdisciplinares? As narrativas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva - ATD (MORAES; GALIAZZI, 2011). Das subcategorias que emergiram, três foram escolhidas para análise: Resistência para inserção de práticas interdisciplinares, Falta de tempo para realização de práticas interdisciplinares e Dificuldades em trabalhar coletivamente. Por meio deste estudo, podemos observar que as atitudes idealizadas pelos docentes sobre a falta de tempo e dificuldade em trabalhar coletivamente, surgem como uma resistência diante da mudança, priorizando uma didática convencional baseada no empirismo, no racionalismo, na competição e na disciplinarização. Observamos também, que os entrevistados possuem consciência da importância de ações interdisciplinares no ensino de Ciências e Matemática, contudo, permanece uma atitude distanciada e acomodada, correndo o risco da interdisciplinaridade se tornar apenas uma utopia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Diego Machado Ozelame, João Bernardes da Rocha Filho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.