As Dificuldades Docentes em Desenvolver Práticas Interdisciplinares no Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
Este artigo tem como objetivo expor a análise da percepção de um grupo de professores ingressantes em um programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática a respeito de práticas interdisciplinares em suas aulas. A investigação consistiu em identificar as concepções dos entrevistados a partir da questão: Quais as principais dificuldades que você identifica ao desenvolver um ensino de Ciências e Matemática com características interdisciplinares? As narrativas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva - ATD (MORAES; GALIAZZI, 2011). Das subcategorias que emergiram, três foram escolhidas para análise: Resistência para inserção de práticas interdisciplinares, Falta de tempo para realização de práticas interdisciplinares e Dificuldades em trabalhar coletivamente. Por meio deste estudo, podemos observar que as atitudes idealizadas pelos docentes sobre a falta de tempo e dificuldade em trabalhar coletivamente, surgem como uma resistência diante da mudança, priorizando uma didática convencional baseada no empirismo, no racionalismo, na competição e na disciplinarização. Observamos também, que os entrevistados possuem consciência da importância de ações interdisciplinares no ensino de Ciências e Matemática, contudo, permanece uma atitude distanciada e acomodada, correndo o risco da interdisciplinaridade se tornar apenas uma utopia.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Diego Machado Ozelame, João Bernardes da Rocha Filho
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.