Compreensões e Dificuldades de Professoras a Respeito do Cálculo Mental
Resumo
Este artigo traz resultados de um estudo que teve por objetivo investigar as compreensões e as dificuldades em relação ao cálculo mental apresentadas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Apucarana, no estado do Paraná, a partir da análise descritivo-interpretativa de informações obtidas por meio de entrevista semiestruturada. Entre as considerações a que chegamos destacamos que para as professoras entrevistadas, o cálculo mental tanto pode ser resolver operações básicas mentalmente sem recorrer ao auxílio da escrita, como permitir aos alunos encontrar caminhos para obter respostas a problemas. Também foi possível inferir, diante dos relatos analisados, diversas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento do cálculo mental em sala de aula, as quais concluímos estar relacionadas, sobretudo, ao processo de formação das professoras, o que nos conduziu a concluir a essencialidade de conhecimentos sobre fundamentos e práticas de pesquisa em Matemática, além dos aspectos metodológicos que, em geral, é o foco de estudo na formação de professores dos anos iniciais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Keila Tatiana Boni, Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Marinez Meneghello Passos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.