Caracterizando o trabalho de sala de aula dos professores de Matemática da 15ª CRE
Resumo
Este artigo é um recorte de tese de doutorado, a qual é um estudo de caso que culmina com a elaboração de uma proposta de currículo para os anos finais do Ensino Fundamental na área de Matemática. A mesma tem como foco a 15ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) do estado do Rio Grande do Sul, e consta de cinco etapas: referencial teórico, coleta de dados e caracterização da região de abrangência da 15ª CRE, análise dos dados, definição de habilidades e competências mínimas que devem ser desenvolvidas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, e elaboração de uma proposta que viabilize um currículo por competências para o ensino de Matemática no referido nível de ensino. A caracterização da região foi realizada nos aspectos geográfico, econômico e educacional. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre competências e competências matemáticas necessárias para o desenvolvimento de cidadãos competentes e, além disso, apresentar a análise de uma das quatro atividades realizadas para caracterizar a região no aspecto educacional: questionário aplicado aos professores de Matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise das respostas dos professores, verificou-se a predominância do ensino expositivo e individual e a reflexão da necessidade de um trabalho que leve os professores investigados a repensar o planejamento curricular para o Ensino Fundamental em que atuam.
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