Caracterizando o trabalho de sala de aula dos professores de Matemática da 15ª CRE

Simone Fátima Zanoello, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald

Resumo


Este artigo é um recorte de tese de doutorado, a qual é um estudo de caso que culmina com a elaboração de uma proposta de currículo para os anos finais do Ensino Fundamental na área de Matemática. A mesma tem como foco a 15ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) do estado do Rio Grande do Sul, e consta de cinco etapas: referencial teórico, coleta de dados e caracterização da região de abrangência da 15ª CRE, análise dos dados, definição de habilidades e competências mínimas que devem ser desenvolvidas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, e elaboração de uma proposta que viabilize um currículo por competências para o ensino de Matemática no referido nível de ensino. A caracterização da região foi realizada nos aspectos geográfico, econômico e educacional. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre competências e competências matemáticas necessárias para o desenvolvimento de cidadãos competentes e, além disso, apresentar a análise de uma das quatro atividades realizadas para caracterizar a região no aspecto educacional: questionário aplicado aos professores de Matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise das respostas dos professores, verificou-se a predominância do ensino expositivo e individual e a reflexão da necessidade de um trabalho que leve os professores investigados a repensar o planejamento curricular para o Ensino Fundamental em que atuam.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Simone Fátima Zanoello, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.