Professores da Educação Básica e o Conhecimento Científico
Resumo
Este estudo busca analisar as concepções que professores de escolas da educação básica possuem sobre os saberes científicos. Foram respondidos questionários com perguntas dissertativas por professores de três regiões brasileiras (Sul, Norte e Nordeste), cujas respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os dados analisados inferem para a existência de uma hierarquia axiológica na qual a ciência é apresentada como um saber régio, frente aos demais modos de ver e interpretar o mundo. Desconsidera-se, assim, que conhecimento científico e o conhecimento popular possuem distintas epistemologias, sendo que não podem ser comparados. Tal pressuposição leva a uma profunda reflexão quanto ao Ensino de Ciências no contexto escolar, considerando que não deve haver uma única forma de ver e interpretar o mundo, e sim possibilidades as quais possuem aspectos positivos e outros negativos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Mateus Lorenzon, Itacir José Santin, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Jacqueline Silva da Silva, Miriam Ines Marchi, Rogério José Schuck
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.