Textos de Divulgação Científica: uma intervenção para aprofundar as concepções epistemológicas de professores e estudantes de Física
Resumo
Neste artigo, são analisadas as compreensões epistemológicas dos alunos da turma 2012.1 de Física do IF Sertão em Salgueiro - PE e de professores de Ciências da Educação Básica sobre a natureza do conhecimento científico. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário VNOS-C (Views of Nature of Science – modelo C), apresentado por Abd-El-Khalick. A partir da caracterização das concepções dos sujeitos da pesquisa, foi testado o uso didático de artigos de divulgação científica que abordavam a vida dos cientistas, a história e filosofia das ciências como dispositivo para promover visões mais coerentes acerca da natureza da ciência. Os resultados se mostraram satisfatórios na desmistificação de algumas visões ingênuas assinaladas pelos estudantes e professores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Marcelo Souza da Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.