Análise das Contribuições dos Programas de Assistência Estudantil para a Formação Acadêmica de Futuros Professores de Matemática

Josiane Aparecida Miranda Rafael, Paula Reis de Miranda, Marcos Pavani de Carvalho

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada com o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus Rio Pomba. Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições dos programas de assistência estudantil para a formação acadêmica, para a permanência e para a conclusão dos estudos dos licenciandos em Matemática do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. A metodologia consistiu em pesquisa de campo com aplicação de questionários a 78 alunos regularmente matriculados no curso, durante o segundo semestre de 2013; à análise quantitativa e qualitativa das respostas encontradas. Os resultados mostram que até o momento da pesquisa, 51% dos investigados estavam sendo contemplados por algum programa de bolsas ofertado pelo curso ou Instituição. Para 82% dos acadêmicos pesquisados, a atuação em programas remunerados contribui para a permanência dos estudantes no curso. Destes, 47% destacam a remuneração como uma das maiores contribuições dos programas para a continuidade dos estudos, uma vez que a mesma proporciona, além de outros benefícios, maior disponibilidade para se dedicarem ao curso e auxílio nas despesas. No que tange às contribuições dos programas para a formação docente, foi possível estabelecer, a partir das respostas dadas pelos bolsistas, seis categorias de análise das contribuições dos programas de assistência do Campus Rio Pomba para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática e, consequentemente, sua formação profissional: Formação da identidade docente; Formação do docente pesquisador; Desenvolvimento de novas metodologias; Aproximação com a Educação Básica, Aprimoramento de saberes e Continuidade nos estudos.  Por meio deste trabalho, fica evidenciado que os programas remunerados contribuem para a permanência e formação acadêmica dos alunos, porém suas contribuições vão além da perspectiva financeira como foi verificado nas seis categorias elencadas.


Palavras-chave


Permanência. Formação Docente. Licenciatura em Matemática. Programas de Assistência Estudantil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Josiane Aparecida Miranda Rafael, Paula Reis de Miranda, Marcos Pavani de Carvalho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.