Estudos sobre trilhas: uma análise de tendências em eventos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos trabalhos relacionados às trilhas ecológicas que foram apresentados em eventos de ensino de ciências e educação ambiental (ENPEC, ENECiências e EPEA) no período de 1997 a 2015. Na análise dos dados buscou-se demarcar as vertentes de pesquisa que englobam o tema. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira, realizou-se um levantamento da produção sobre trilhas publicada nos anais dos eventos, e na segunda, selecionou-se os trabalhos pertinentes ao tema de modo a aprofundar as discussões acerca dos conceitos de trilhas, para que público se destinam e as metodologias de planejamento e execução. Os resultados obtidos apontam para a recorrência pouca expressiva do tema trilhas nestes eventos e para a dificuldade de diferenciar termos como trilhas ecológicas, interpretativas e educativas. O panorama traçado por nossa pesquisa sinaliza para a necessidade de estudos que avancem no sentido de debaterem sobre questões mais amplas, de cunho teórico, sobre trilhas ecológicas.
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eISSN: 2178-7727
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