O ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre uma proposta pedagógica

Sandro Tiago Figueira, Helena Amaral Fontoura

Resumo


A problemática em discussão neste artigo assenta-se no ensino de ciências pautado em temas relacionados à promoção da saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscam-se reflexões acerca de dinâmicas de ensino-aprendizagem tendo em vista apreensões, por parte dos alunos, de comportamentos promotores de saúde, por meio de dinâmicas que superem a mera transmissão de conhecimentos, tornando-os capazes de por em prática o que aprenderam. Para o alcance dos nossos objetivos, traçamos um desenho metodológico composto de uma proposta pedagógica em cinco aulas e tendo o questionário como instrumento para coleta de dados. As análises pautaram-se no processo de tematização dos relatos escritos pelos estudantes nos questionários. Entendemos que devido aos distintos níveis de realidade que caracterizam os sujeitos da EJA, torna-se necessário uma variedade nas formas de explicitação dos conteúdos escolares, das quais dinâmicas de escuta, de tensionamento de ideias e de negociação configuram-se como  alternativas positivas de ensino aprendizagem enquanto meio para captar e potencializar a formação destes sujeitos. Defendemos que é necessário renovar não somente as formas de empreender o ensino do tema promoção à saúde, mas também o ensino de ciências em geral, convocando a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento científico.


Palavras-chave


Ensino de Ciências, Educação de Jovens e Adultos, Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sandro Tiago Figueira, Helena Amaral Fontoura

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Lamentamos informar que, a partir de dezembro de 2023, a revista Acta Scientia não estará mais aceitando submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.