Acerca dos discursos pedagógicos sobre ensinar e aprender Ciências Exatas na Escola Básica / About Pedagogical Discourses on Teaching and Learning Exact Sciences in Elementary and Secondary Education

Ieda Maria Giongo, Angélica Vier Munhoz, Márcia J. Hepp Rehfeldt

Resumo


Este ensaio tem por objetivo problematizar enunciações que instituem verdades sobre ensinare aprender no campo das Ciências Exatas, em especial, na disciplina Matemática. Os aportes teóricosque sustentam a investigação são relativos às teorizações de Michel Foucault, com destaque àssuas noções de formações discursivas e regimes de verdade. O material de pesquisa está compostopor excertos de duas sessões de entrevistas efetivadas no segundo semestre de 2010, por meio datécnica de grupo focal com licenciandas e professoras oriundas de um curso de Ciências Exatas,habilitação integrada em Matemática, Química e Física, Licenciatura, de uma Instituição de EnsinoSuperior do Rio Grande do Sul. A análise do material de pesquisa permite inferir que, para osentrevistados, a aprendizagem dos conteúdos relacionados às Ciências Exatas está diretamentevinculada à maturidade do aluno e à linearidade dos conteúdos.

This essay aims at problematizing enunciations that institutionalize truths about learning andteaching in the field of Exact Sciences, in special, in the subject of Mathematics. The theoreticalcontributions that support the investigation are related to Michel Foucault’s theorizations,focusing on his conceptions of discursive formations and regimes of truth. The research materialis composed by excerpts of two interview sessions, through the focal group technique, carried outin the 2nd semester 2010 with a group of undergraduates and teachers graduated from a course ofExact Sciences, integrated major in Mathematics, Chemistry and Physics, of a Higher EducationInstitution from Rio Grande do Sul. The analysis of the research material allows to infer that, forthe interviewees, learning the contents linked to Exact Sciences is directly linked to student’smaturity and linearity of the contents.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Ieda Maria Giongo, Angélica Vier Munhoz, Márcia J. Hepp Rehfeldt

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.