Educação sexual em uma escola pública de Juazeiro do Norte/CE: percepção dos adolescentes / Sex Education in a Public School of Juazeiro do Norte-CE: Adolescent’s Perception

Glauberto da Silva Quirino, João Batista Teixeira da Rocha

Resumo


Estudo de natureza quanti-qualitativa, realizado com 67 estudantes de 15 a 19 anos do EnsinoMédio de uma escola pública do Estado do Ceará, cujo objetivo foi identificar a abordagem deprofessores(as) acerca da educação sexual no espaço escolar segundo a percepção dos adolescentes.Os dados foram coletados em janeiro e fevereiro de 2010, mediante aplicação de questionários comperguntas objetivas e subjetivas aplicados em sala de aula. As informações foram submetidas aométodo do Discurso do Sujeito Coletivo, da qual emergiram três temas: ausência de abordagemsobre as questões sexuais; rara abordagem sobre o assunto; frequente abordagem e esclarecimentosobre o assunto. Constatou-se que a abordagem ainda se localizava, predominantemente, nas ciênciasbiológicas, pautadas na prerrogativa da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e gravidezna adolescência. Percebeu-se, ainda, dificuldade de prática docente transversal e interdisciplinar.

Quanti-qualitative study carried out with 67 secondary education students, between 15and 19 years-old of a public school of the State of Ceará, with the objective to identify teachers’approach on sex education in the school environment according to adolescents’ perception. Datawas collected in January and February 2010, through questionnaires containing objective andsubjective questions applied in the class room. Information was submitted to Collective SubjectsDiscourse method, where three themes were identified: no approach on sex matters; rare approachon the matter; frequent approach and explanation on the matter. It was verified that the approachis still located mainly in biological sciences, ruled in the prerogative of preventing sexuallytransmitted infections and teen pregnancy. It was also noticed the difficulty of a cross-sectionaland interdisciplinary educational practice.


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