O Sequenciamento do Ambiente de Modelagem Matemática a partir do Contato com Materiais Curriculares Educativos / The Sequencing of the Mathematical Modeling Environment from Having Contact with Educational Curriculum Materials
Resumo
Neste artigo, nosso propósito foi analisar como professores iniciantes recontextualizammateriais curriculares educativos sobre modelagem matemática em termos do sequenciamentonas práticas pedagógicas. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio daobservação, entrevistas e documentos, sendo analisados à luz de construtos da teoria dos códigos deBasil Bernstein (2000). Os resultados sugerem que as decisões do professor sobre os componentesdo sequenciamento estão alinhadas a princípios da prática pedagógica, mesmo as que não estãoprevistas nos materiais curriculares educativos.
In this paper, our goal was to analyse how beginning teachers recontextualise educativecurriculum materials on mathematical modelling into their pedagogic practices in terms ofsequencing. Qualitative data were collected through observation, interview and documents, and they were analysed in light of constructs from Basil Bernstein’s theory of codes. The findingssuggest that teachers’ decisions on the components of sequencing are lined up with principles ofthe pedagogical practice, even if they are not expected in educative curriculum materials.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Maiana Santana da Silva, Jonei Cerqueira Barbosa, Andreia Maria Pereira de Oliveira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.