Desenvolvimento Profissional de Professores em Comunidades com Postura Investigativa / Professional Development of Teachers in Communities with Inquiry Stance
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e participam de comunidades com postura investigativa. Para isso, foramidentificados participantes de grupos colaborativos – que congregam professores da escola básica,acadêmicos e futuros professores – em que são mobilizados estudos e constituídas sistematizações sobre os modos de ensinar e aprender matemática nas escolas. A esses participantes, de um total de nove grupos colaborativos, foram enviados, via email, questionários com perguntas abertas. Foram obtidas a resposta de vinte e oito professores que participam de oito diferentes grupos. A partir dos resultados, foram identificados pelo menos três diferentes práticas consideradas pelos professores como promotoras de aprendizagem e de transformação da prática pedagógica nas escolas: (1) práticas de escrita e compartilhamento de narrativas sobre a própria prática, (2) práticas de reflexão e compartilhamento de experiências de sala de aula e (3) práticas de análise e investigações da prática pedagógica. A partir das percepções e considerações dos professores participantes, são descritos e analisados os modos de participar e aprender no grupo e suas contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores.
This article has as the object of study the professional development of mathematics teachers who teach and participate in communities with inquiry stance. For this, participants were identified from collaborative groups – which congregate teachers, future teachers and academics – in which are mobilized and constituted systematizations studies on the modes of teaching and learning mathematics in schools. To these participants, from nine collaborative groups were sent, via email, questionnaires with open questions. The response were obtained from twenty-eight teachers who participate in eight different groups. From the results, were identified at least three different practices considered by teachers as promoters of learning and transformation of teaching practice in schools: (1) writing practices and sharing stories about their own practice, (2) practices and reflection sharing experiences from classroom and (3) research and analysis practices of pedagogical practice. From the perceptions and considerations of the participating teachers, are described and analyzed the ways to participate and learn in the group and their contributions to the professional development of teachers.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Vanessa Moreira Crecci, Dario Fiorentini
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.