La investigación en Didáctica de la Matemática y el diseño del currículo: una visión con el uso de la tecnología / A investigação em Didática da Matemática e a concepção de currículo: uma visão com o uso de tecnologia
Resumo
El presente trabajo expresa diversos criterios sobre los problemas actuales en lasinvestigaciones en Didáctica de la Matemática y en el diseño del currículo de Matemática,específi camente en carreras de ingeniería. Cuando se dice Didáctica de la Matemática se estárefi riendo a la Didáctica como la ciencia que estudia como objeto el proceso docente-educativodirigido a resolver la problemática que se le presenta a la escuela: la preparación del hombre parala vida, pero de un modo efi ciente y sistémico, particularmente cuando concreta su campo deacción a una disciplina determinada: la Matemática. No se está haciendo referencia a la prácticasocial asociada a la Matemática Educativa, conocida en la Europa continental como Didácticade la Matemática, como mencionan Cantoral y Farfán (2009). Se aborda el tema del uso de lastecnologías en el proceso de enseñanza-aprendizaje de esta disciplina, los cambios que se introducenen este proceso y la necesidad de realizar investigaciones que produzcan cambios importantes enlos enfoques y procedimientos asociados.
O presente trabalho expressa diversos critérios sobre os problemas atuais nas investigações emDidática da Matemática e sobre a concepção de currículo de Matemática, especifi camente em carreirasde Engenharia. Quando se diz Didática da Matemática, faz-se uma referência à Didática como a ciênciaque estuda, como objeto, o processo docente-educador no sentido de resolver a problemática que seapresenta à escola: a preparação do homem para a vida, mas de uma maneira efi ciente e sistemática,especialmente quando consolida seu campo de ação em uma determinada disciplina: a Matemática.Não se está fazendo referência à prática social associada à Educação Matemática, conhecida na Europacontinental como Didática da Matemática, de acordo com Cantoral e Farfan (2009). Aborda-se aquestão da utilização da tecnologia no processo ensino-aprendizagem desta disciplina, as mudançasque são introduzidas no processo e a necessidade de realizar investigações que produzam importantesmudanças nos enfoques e procedimentos adotados.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Eugenio Carlos Rodríguez
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.