Estudo de Erros e Obstáculos nas Operações Fundamentais da Matemática com Alunos de 6º Ano de Salas de Apoio
Resumo
Este artigo refere-se a uma dissertação de mestrado que teve por objetivo: analisar como o professor pode, a partir dos erros e obstáculos apresentados por alunos de 6º ano na sala de apoio de escola da Rede Estadual, reconstruir o conceito matemático sobre as operações fundamentais da Matemática. A pesquisa realizada seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa e de cunho interpretativo, pois as análises dos dados foram feitas a partir de atividades avaliativas realizadas com os alunos. Para que fosse feita a análise foi elaborado uma primeira atividade avaliativa, em seguida feita a correção pela professora, retomado os erros com os alunos e em seguida elaborada uma nova atividade avaliativa, contendo apenas questões referentes aos erros que os alunos cometeram na primeira, para verificar se os mesmo foram sanados. Com a correção da segunda atividade avaliativa, notou-se que a grande maioria dos erros foram sanados, assim tendo um resultado positivo, e mostrando que quando o professor está disposto a fazer a correção dos erros de seus alunos fazendo um retorno a eles, o objetivo da aula é alcançado e assim o professor consegue que seus alunos tenham uma real aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4584
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Joselba Liliane de Oliveira Carneiro da Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.