Multimodos de representações e a aprendizagem significativa sobre aquecimento global: um estudo de caso com um estudante da sétima série / Multi-modal representations for a meaningful learning about global heating: A case study with one seven grade
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagemsignifi cativa de um estudante da sétima série do ensino fundamental sobre as tipologias deconteúdos que envolvem o tema aquecimento global por meio de uma estratégia didáticaque emprega multimodos de representações. Os resultados obtidos foram apresentados apartir de transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais, coletados antes e apósa estratégia multimodal. Averiguamos que o mapa conceitual a posteriori do estudante apresentou considerável acréscimo na quantidade de conceitos e proposições, além derelevantes reorganizações cognitivas, que também foram constatadas em todas as leiturasde imagens a posteriori. Mediante os relatos anteriores, consideramos que a estratégiadidática com multimodos de representações possui potenciais condições para propiciar aaprendizagem signifi cativa sobre aquecimento global que, por sua vez, apresenta relevantes contribuições para o ensino de ciências.
To present research investigates the construction of a seventh student’s grade of thesignifi cant learning about the typologies of contents that involve global heating theme througha didactic strategy that uses multi-modal representations. The obtained results were presentedstarting from transcriptions of the readings of images and conceptual maps, collected before andafter the multimodal strategy. We discovered that student’s posteriori conceptual map presentedconsiderable increment in the amount of concepts and propositions, besides important cognitivereorganizations, that were also verifi ed in all the posteriori readings images. By previous reportswe considered that didactic multi-modal representations strategy has potential conditions to get signifi cant learning on global heating and that, for your time, it presents important contributionsfor the teaching of sciences.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Giselle Midori Simizu Salviato, Carlos Eduardo Laburú
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.