Características do pensamento algébrico de estudantes do Ensino Médio com equações do 1º grau / Characteristics of High School student’s algebric thinking about first degree equations
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da implementação de uma experiência com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, com a utilização do sistema SCOMAX (Student Concept Map Explore), com o conteúdo de equações do 1º grau. O SCOMAX é um sistema inteligente desenvolvido, em convênio, pelo grupo de Tecnologias Educativas da Universidade de La Laguna (ULL), na Espanha e o grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Canoas, que visa identifi car os conhecimentos dos alunos, em qualquer área do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi investigar as características do pensamento algébrico de estudantes do Ensino Médio, desenvolvido pelos estudantes participantes da investigação durante o Ensino Fundamental, em equações do 1º grau.
This paper presents the results of an investigation with High School students from a publicschool from Rio Grande do Sul, Brazil, using SCOMAX (Student Concept Map Explore) system,with fi rst degree equation. The SCOMAX is an intelligent system developed by La LagunaUniversity and Brazilian Lutheran University that aim identify the students knowledge about sometopic. The aim of this work was to investigate algebraic thinking characteristics of High Schoolstudents, developed during their Elementary School about fi rst degree equation content.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Ednei Luis Becher
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.