A tutoria virtual no processo de ensino e aprendizagem de estudantes na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Andressa de Oliveira Martins, Luana Zanotto, Aline Sommerhalder

Resumo


A pesquisa foi realizada na disciplina “Estágio Supervisionado de Educação Infantil” do curso de Pedagogia a distância de uma universidade federal. Objetivou identificar e compreender, na perspectiva de tutores virtuais, as funções elementares exercidas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes. Aplicou-se questionário aberto para quatro tutoras. Os resultados revelaram a tutoria como apoio principal ao acompanhamento das aprendizagens dos estudantes, motivando-os para investimento nos estudos e incentivando-os a refletirem sobre a realidade e a teorizarem a prática profissional em estágio. A tutoria se imbricou na relação dialógica e de horizontalidade do processo, sendo necessário ter disponibilidade para o diálogo com os estudantes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-19-41-2337

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.