"Não temos muitas perspectivas no ensino da língua": Política de Linguagem e Formação de Professores de espanhol no município fronteiriço de Foz do Iguaçu
Resumo
A proposta deste trabalho é discutir desafios para o ensino e formação de professores de espanhol no município fronteiriço de Foz do Iguaçu, a partir do campo da Política e Planejamento de Linguagem (PPL). Para tanto, fez-se uma breve revisão desse campo de pesquisa e uma discussão das políticas voltadas para o ensino de espanhol em Foz do Iguaçu. Em seguida, foram analisados relatos de docentes atuantes em escolas do município. Constatou-se que há uma divergência entre uma política nacional que desfavorece o ensino de espanhol nas escolas e um planejamento local que favorece a formação inicial e continuada de professores, apesar de se configurar um cenário local de desvalorização do ensino de espanhol nas escolas e de forte prestígio do inglês sobre o espanhol.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5938
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.